quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

PROBLEMAS DO PRÉ-MILENISMO: Parte 7 - João 5:28,29

...continuação.

Importante: O texto a seguir é de autoria de Sam Storms, Doutor em Teologia Histórica pelo Seminário Teológico de Dallas.

João 5:28,29.
28 - Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
29 - E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
Um tempo está chegando quando (literalmente, “em que”) todos os que estão em seus túmulos, ou seja, os fisicamente mortos, sejam crentes ou descrentes, devem ouvir a Sua voz e sairão para a ressurreição.
O pré-milenismo, porém, é incapaz de aceitar esta declaração tão direta. Ele insiste que um reino terrestre de mil anos deve intervir entre a ressurreição dos crentes e a ressurreição dos descrentes. Os pré-milenistas apontam para o v. 25 onde a palavra “hora” abrange toda a presente era. Porque, então, não pode a “hora” no v. 28 também abranger os mil anos da era milenar? Anthony Hoekema responde a esta pergunta:
“Primeiro, a fim de ser paralelo com o que é dito no v. 25, a ressurreição dos crentes e descrentes deveria então ter lugar em todo este período de mil anos, como, de fato, acontece com a regeneração das pessoas durante a ‘hora’ mencionada no v. 25. Mas, de acordo com a teoria em discussão (pré-milenismo), este não é o caso, mas sim, que essa teoria ensina que haverá uma ressurreição no começo dos mil anos e outra no final. Disso, no entanto, não há qualquer indício nesta passagem. Ainda, observe as palavras ‘todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz’. A referência parece ser a de uma ressurreição geral de todos os que estão em seus túmulos, pois, do contrário, é necessário esticar o significado das palavras para descrever dois grupos (ou quatro grupos) de pessoas que serão levantadas em momentos distintos. Além disso, esta passagem afirma que todos ouvirão a voz do Filho do Homem. A implicação óbvia parece ser que esta voz será soada somente uma vez, e não duas ou quatro vezes. Se a palavra ‘hora’ for interpretada como permanecendo por um período de mil anos posterior a vinda de Cristo, isso implicaria que a voz de Jesus continua soando por mil anos. Isto parece provável?”
Não, não parece.

Conclusão:

Minha conclusão é que quando nós examinamos o que o NT diz que irá ocorrer no tempo da segunda vinda/advento de Jesus Cristo, não há lugar para um reino terrestre de mil anos após este evento. No momento da segunda vinda irá ocorrer a ressurreição final, o julgamento final, o fim do pecado, o fim da morte, e a criação dos novos céus e nova terra. Como Pedro disse, “Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz” (2ª Pedro 3:14).


Chegamos ao final da série de estudos sobre o milênio pelo ponto de vista amilenista, por Sam Storms.


Traduzido por MAC.

2 comentários:

  1. Muito bom o material exposto. Gostaria de dar parabéns ! Hoje em dia temos muitos materiais e livros que dão enfase ao pré-milenismo e muito pouco sobre o Amilenismo. O seu blog me edificou bastante e creio edificará a muitos. Deus abençoe ! Diácono Renato Sanchez.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Renato.

    Obrigado pela sua visita meu irmão. Seja sempre bem vindo!

    Abraço.

    Em Cristo, Mac.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...