quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PROBLEMAS DO PRÉ-MILENISMO: Parte 5 - Mateus 25:31-46

...continuação.

Importante
: O texto a seguir é de autoria de Sam Storms, Doutor em Teologia Histórica pelo Seminário Teológico de Dallas.


Mateus 25:31-46.
31 - E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 - E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33 - E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34 - Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 - Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 - Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 - Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 - E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 - E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 - E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 - Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 - Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44 - Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 - Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46 - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Lemos em Mateus 25:31,32 que o Filho do Homem retornará em glória na companhia de muitos anjos. É então que Ele irá reunir todas as nações (cf. Mt 13:30,39-41,49,50), separá-las (cf. Mt 13:49) e julgá-las (v. 34-36).
Do julgamento que ocorre na segunda vinda/advento de Cristo, é dito que sua conseqüência será o fogo eterno (v. 41) e punição eterna (v. 46) para os “bodes” (os incrédulos) e vida eterna (v. 46) para as “ovelhas” (os salvos).

Em Ap. 20:11-15, este mesmo julgamento é descrito. Os incrédulos são lançados no lago de fogo. Isto é comumente conhecido como o Grande Trono Branco do Juízo.

O ponto importante é este: o Grande Trono Branco do Juízo de Ap. 20:11-15 ocorre após o reino milenar descrito no capítulo 20:1-10. Mas em Mateus 25 o julgamento ocorre no momento da segunda vinda/advento de Cristo. Conclusão: o milênio de Ap. 20:1-10 coincide com a presente era; o milênio é agora, precedendo a segunda vinda de Cristo.

Minha conclusão é que na segunda vinda/advento de Cristo os perdidos são julgados e lançados no lago de fogo para a punição eterna, enquanto que aos salvos é concedida a entrada na vida eterna, que é a fase do reino de Deus que consiste em novos céus e nova terra. A descrição em Mateus 25 do que acontece quando Cristo retornar simplesmente não deixa lugar ou espaço para um reino terrestre de mil anos entre a parousia e o estado eterno.


continua...


Traduzido por MAC.


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...