sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Qual é o significado da passagem “e assim todo o Israel será salvo”?

IMPORTANTE: O texto a seguir é de autoria de William Hendriksen (1900/1982). Renomado pastor, professor e autor de diversos comentários bíblicos, foi uma das maiores autoridades da atualidade na escatologia cristã.

O ponto de vista errado sobre a passagem.

O ponto de vista errado, como eu vejo, é o seguinte: Apresentando o Evangelho, Deus está lidando com dois grupos. O primeiro é o grupo dos gentios, o outro é o dos judeus. Por muito tempo o Senhor trata especialmente, entretanto, não exclusivamente, com os gentios. Chegará um momento, porém, quando Deus começará a lidar mais uma vez com os judeus. O resultado será que “uma grande massa” de judeus será convertida, “grande números deles”, alguém poderia até mesmo referir-se “aos judeus como uma nação”.
Minhas objeções para esta explicação são as seguintes:
A. Ela contraria o contexto de Romanos 11. Em parte alguma este contexto fala sobre a salvação nacional ou até mesmo sobre salvação em massa. Pelo contrário, fala sobre endurecimento em massa – e salvação de remanescentes.
B. Nosso Senhor não profetizou uma conversão nacional dos judeus em parte alguma. Jesus amou os judeus. Ele era um filho de Abraão, Isaque, Jacó e Judas. Se os judeus vão ser convertidos em grandes massas como um sinal do fim, era de se esperar que Jesus tivesse dito isto, especialmente quando os discípulos lhe pediram que lhes falasse sobre o sinal da sua vinda e do fim do mundo. Mas ele afirmou exatamente o oposto. Ele indicou em todos os lugares que os privilégios, que uma vez pertenceram ao povo da antiga Aliança, seriam transferidos a uma nova nação (ou seja, a Igreja, composto por judeus e gentios. (Leia Lc 19:43,44; também Mt 8:11,12; 21:32).
C. De acordo com o ensino coeso de Paulo, não existem promessas especiais de privilégios para este ou para aquele grupo nacional ou racial – sejam judeus, ou holandeses, ou os americanos – neste nova dispensação. (Leia pra si mesmo, Rm 10:12,13; Gl 3:28; Ef 2:14).
D. Deus não recompensa a desobediência!
E. O texto – Romanos 11:26a – não diz, “e, ENTÃO, todo o Israel será salvo”, como se o Senhor tratasse primeiro com os gentios e, quando ele terminasse com estes, começasse a pensar mais uma vez nos judeus. O texto diz: “e, ASSIM, todo o Israel será salvo”. O significado da palavra assim deve derivar-se do contexto.

O ponto de vista correto.

Segundo me parece, o contexto deixa muito claro qual é o ponto de vista correto. Paulo, neste capítulo, discute a questão de como as promessas de Deus podem ser reconciliadas com a rejeição da maior parte de Israel (veja v. 1). O apóstolo responde desta forma:
“Vocês devem se lembrar que, mesmo durante a antiga dispensação, estas promessas somente se cumpriam na vida dos verdadeiros crentes. E esta é a realidade ainda hoje, durante a nova dispensação.”
Ele diz:
“Deus não rejeitou seu povo, a quem de antemão conheceu (v. 2)... sete mil homens, que não dobraram o joelho diante de Baal (v. 4)... um remanescente segundo a eleição da graça”.
Alguém poderia ter esperado que Deus castigasse os judeus eliminando-os completamente, ou enviasse a todos eles o endurecimento. O pecado de crucificar o Messias na cruz certamente mereceria tanto. Mas o grande mistério (veja o v. 25) é este, que de entre os judeus um remanescente será salvo, alguns dos “ramos” que foram enxertados em sua própria oliveira. Note porém: não mais do que alguns dos ramos, nem mais do que um remanescente. Agora, todos estes remanescentes reunidos constituem TODO o ISRAEL. Paralelo ao processo por meio do qual a plenitude (ou seja, o número completo dos eleitos) dos gentios se realiza, também ocorre o processo por meio do qual TODO o ISRAEL (todos os eleitos entre os judeus) é salvo. Assim – ou seja, os remanescentes são aqueles aos quais se refere a obra salvadora de Deus, e com relação aos da fé, isso se refere ao homem (veja o v. 23) – TODO o ISRAEL será salvo. Assim, e de nenhum outro modo, portanto, não como uma nação, mas como um grupo de remanescentes ao longo das eras, não continuando na incredulidade, mas aceitando a Cristo por meio de uma fé viva. Para dar a salvação para TODO o ISRAEL, foi que Jesus veio ao mundo (veja os vs. 26 e 27).
Eu fecharei esta discussão citando as palavras de três autores por cujas convicções eu tenho o maior respeito.
Dr. Bavinck, o autor da monumental obra Gereformeerde Dogmatiek, diz:
“De acordo com isso, o termo TODO o ISRAEL não indica que o povo de Israel será convertido em grande escala no fim dos tempos, nem tampouco se refere a uma igreja integrada por judeus e gentios; mas ao 'pleroma' (plenitude), o qual, através dos séculos, é reunido fora de Israel. É a profecia de Paulo, de que, como um povo, Israel continuará existindo junto aos gentios, que não será eliminado ou desaparecerá da terra, e que permanecerá até o fim dos tempos, que contribuirá com o seu 'pleroma' para o reino de Deus, da mesma maneira que os gentios, e que reterá sua tarefa peculiar e posição a respeito deste reino” (minha tradução).
O Prof. L. Berkhof, em sua magistral obra Systematic Theology, diz:
“TODO o ISRAEL não deve ser compreendido como uma designação da nação toda, mas do número total de eleitos de dentro do povo da antiga Aliança”.
E o Dr. S. Volbeda, com sucesso, defende a tese:
“Pelo termo TODO o ISRAEL em Romanos 11:26a, nós temos que entender o número total de eleitos de dentro de Israel”.
Nós estamos de acordo com Bavink, Berkhof e Volbeda.

7 comentários:

  1. Mac, esse site é muito interessante, pois aqui encontro muita coisa de escatologia. Parabéns pela contribuição.

    Essa questão de "todo o Israel" é muito complicada. Não adquiri uma convicção ainda, mas reconheço que existem pelo menos três teorias coerentes:

    1) Todo o Israel como judeus de todas as épocas como vc defende.
    Nesse time temos o Hendriksen, Hoekema e outros.

    2) Todo o Israel como Igreja de Deus incluindo judeus e gentios, defendido por Calvino e Palmer Robertson. Aqui há o argumento de que o texto nos fala de uma oliveira contendo judeus e gentios e também o fato de que Paulo explica que nem todos de Israel são de fato israelitas.

    3) Todo o Israel como um grande número de judeus, talvez a última geração antes da segunda vinda... essa posição é criticada de cara pelos aliancistas, uma vez que é defendida pelos dispensacionalistas. Ocorre que vc encontra teólogos como Dr. Russell Shedd e George Ladd que são pré-milenistas históricos e entendem dessa forma. Dr. Shedd diz que a nação será convertida.
    Essa teoria tem sua força no fato de Paulo falar de restabelecimento, plenitude e enxertados novamente... no versículo 25 fala de mistério, o que tb é argumento pelo fenômeno escatológico de uma conversão em massa futura.
    O que me causa estranheza é o fato de que o endurecimento em parte dura até a plenitude dos gentios, após essa plenitude acredito que virá o nosso salvador. Então essa parte endurecida no fim teria que ser minoria para que pudéssemos dizer que a última geração representrasse "todo o Israel".

    Conclusão, não tenho segurança em nenhuma posição, é um mistério que eu não quero ignorar...

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Grande Edson, é um prazer “vê-lo” por aqui :o)

    Sobre os três pontos de vista que você ressaltou, haja visto o meu entendimento de quem é o Israel de Deus no N.T. (a saber, a Igreja composta por judeus e gentios), rejeito o terceiro ponto bem mencionado por você, que comumente é defendido pelos pré-milenistas.

    No segundo ponto de vista citado por você, concordo com Calvino e Palmer Robertson a respeito de quem é a Igreja, e sinceramente, também acho possível que a expressão “todo o Israel” possa estar se referindo a totalidade da Igreja. Ou seja, é uma opção coerente na minha opinião.

    Então, a respeito de Romanos 11:26, para mim esta é ainda uma questão em aberto.

    Em Cristo, Mac.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu ainda estou começando a estudar escatologia. Tenho simpatizado pela visão amilenista, porém tenho uma dúvida com essa passagem(Rom 11:25): " Até que haja entrado a plenitude dos gentios" Um amigo pós-milenista, me disse que isso significa que o mundo( gentios) serão convertidos e que depois os judeus tb seriam. Quero saber o que vc diz sobre essa tese..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, poderia se identificar, por favor?

      Excluir
    2. Meu chamo Felipe, sou presbiteriano( IPB) e conhecir a fé reformada em 2010. Logo conheci o pós-milenismo e virei um defensor dessa visão. Porém, nos últimos dias eu estou me tornando um amilenista( EU estou gostando MUITO desse site).

      Excluir
    3. Prazer em conhecê-lo Felipe. Que bom que o Amilenismo.com tem lhe proporcionado alguma ajuda :)

      Quanto a sua dúvida sobre Rm 11:25, mesmo entre amilenistas há discordância sobre o segnificado, não só desse verso, mas do capítulo como um todo.
      Particularmente, não creio que o texto esteja tratando de uma futura conversão em massa de Israel. Ou seja, apenas diz que Israel foi endurecido para que os gentios pudessem entrar. Nada além disso.

      Em algumas semanas postarei algo que poderá jogar mais luz sobre a sua dúvida. Fique atento.

      Abs,

      Mac.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...