segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O estabelecimento do estado de Israel é o cumprimento da profecia?

IMPORTANTE: O texto a seguir é de autoria de William Hendriksen (1900/1982). Renomado pastor, professor e autor de diversos comentários bíblicos, foi uma das maiores autoridades da atualidade na escatologia cristã.

A pergunta.


É muito significativo o fato de que, em sua jornada ao redor do globo – uma jornada geralmente do Leste para o Oeste, justamente como o sol – o Evangelho fez grande progresso, especialmente durante o último século. Porém, da mesma maneira, é significativo o fato de que no mundo de hoje, e até mesmo na denominada “cristandade” de hoje, há várias condições que tornarão muito mais fácil do que antes para o Anticristo o alcance do domínio mundial. Que o palco está sendo preparado para a grande apostasia dificilmente pode ser posto em dúvida. Coisas como estas deveriam ser consideradas sinais dos tempos.
Muitos cristãos sinceros estão convencidos, porém, de que ainda há outro sinal, uma indicação mais clara e inconfundível de que neste momento o retorno de Cristo deve estar muito, muito próximo. Este sinal, segundo eles acreditam, foi o estabelecimento, em 14 de maio de 1948, do estado de Israel. De acordo com um autor: “O estabelecimento daquela nação em sua própria terra, até mesmo na incredulidade, é realmente significante”. Chamando isto de “significante”, ele quer afirmar que é um cumprimento claro das profecias. E tal profecia estaria em Deuteronômio 30:1-10.

Todos os tipos de idéias parecidas vieram à tona, como, por exemplo, que de acordo com a profecia os judeus que regressaram (ou que voltaram) para a Palestina serão convertidos em quantidades enormes pouco antes de Jesus voltar e que, quando isto acontecer, nós saberemos que o retorno de Cristo está bem próximo.

Devem ser discutidas duas idéias, portanto. A primeira é a restauração de Israel como uma nação especialmente favorecida por Deus; a segunda é a conversão de Israel. O presente capítulo trata do primeiro assunto. O próximo capítulo trata do segundo.

Porém, neste momento, a atenção geral está focalizada no fato estabelecido de que um certo número de judeus estabeleceu a nação chamada Israel, e a primeira pergunta será lançada desta forma: “O estabelecimento do estado de Israel é o cumprimento da profecia?”


A resposta.


A. Ninguém nega que haja muitas profecias de restauração, isto é, muitas profecias sobre o retorno dos judeus para a sua terra e o seu restabelecimento como uma nação (por exemplo, Dt 30:1-10; 1Rs 8:46-52; Jr 18:5-10; 29:12-14; Ez 36.33; Os 11:10). Porém, até que ponto estas profecias referentes à restauração literal dos judeus como uma nação, foram cumpridas quando (em fases) os judeus voltaram de seu cativeiro Babilônico-Assírio, e foram restabelecidos em sua própria terra? Tudo isso aconteceu há muito tempo, muito antes que Jesus nascesse.

Este ponto é tão fácil de entender, que é estranho que muitas pessoas não vejam isto. Deixe-me ilustrar: Digamos que aqui está um criminoso, o Sr. Smith, que foi condenado a um ano de prisão. O amigo dele, o Sr. Brown, visita-o na prisão e o conforta com a idéia de que em breve ele será solto de seu encarceramento. Agora, a ação do Sr. Brown pode ser interpretada como se dissesse, “Smith, você ficará mais trinta anos a partir de hoje, depois que você tiver cumprido outro período na prisão”? Tal conforto seria uma tolice. Similarmente, você pode estar certo de que quanto os profetas do Antigo Testamento profetizaram que os judeus seriam lançados em seu cativeiro, o seu retorno para sua própria terra, e o seu restabelecimento como uma nação, eles estavam falando sobre uma bem próxima libertação de seu cativeiro Babilônico-Assírio, e não uma volta para casa, procedente de uma dispersão, mais de dois mil anos depois. Como indicado previamente neste livro, as profecias do Antigo Testamento devem ser estudadas do ponto de vista do Antigo Testamento e de seu fundo histórico.

B. Deus não recompensa a desobediência, mas a obediência. Portanto, a libertação predita pelos profetas tinha seu caráter condicionai. O que os profetas quiseram dizer foi que “Israel será restabelecido se se arrepender. Neste caso, se seus pecados forem apagados, será permitido a eles retornar a seu país”.

Veja isto por si mesmo, nas passagens que foram mencionadas há um tempo atrás: Deuteronômio 30:1-10; 1º Reis 8:46:52; Jeremias 18:5-10; 29:12-14; Ezequiel 36:33; Oséias 11:10. Como segue:

“e tornares ao Senhor, teu Deus, tu e teus filhos... então, o Senhor, teu Deus, mudará a tua sorte” (Dt 30:2a, 3a).

“o Senhor tornará a exultar em ti, para te fazer bem (…), se deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus (…), se te converteres ao Senhor teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma” (Dt 30:9,10).

“E, na terra aonde forem levados cativos, caírem em si, e se converterem, e, na terra do seu cativeiro, te suplicarem dizendo: Pecamos, e perversamente procedemos, e cometemos iniqüidade; e se converterem a ti de todo o seu coração e de toda a sua alma, na terra de seus inimigos que os levarem cativos... ouve tu nos céus... a sua prece e a sua súplica... e move tu à compaixão os que os levaram cativos” (1Rs 8:47-50).

“Se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe” (Jr 18:8).

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações... e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio” (Jr 29:13,14).

“Assim diz o Senhor Deus: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniqüidades, então, farei que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares desertos” (Ez 36:33).

“Andarão após o Senhor; este bramará como leão, e, bramando, os filhos, tremendo, virão do Ocidente” (Os 11:10).
Que este espírito de arrependimento era realmente presente na hora do retorno do cativeiro Babilônico-Assírio, está claro em passagens como Daniel 9:1,2,5,6; Esdras 3:5,10,11; 6:16:22; 7:10; 8:35; 10:11,12; Neemias 1:4-11; Ageu 1:12,13, etc.
Mas os judeus que, em 14 de maio de 1948, estabeleceram o estado de Israel, não haviam se arrependido! Em geral a religião deles é baseada no Humanismo. É uma dependência de si mesmo, uma “religião do trabalho”. O Dr. G. C. Aalders disse:
“Tudo que aconteceu ultimamente na Palestina e tudo que ainda pode acontecer lá não tem nada a ver com a profecia divina.”
Ele quer dizer que isto ainda não é a restauração de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...