terça-feira, 10 de julho de 2012

O Erro Pós-Milenista ou A Idade Dourada da Justiça e da Paz.

Importante: O texto a seguir é de autoria do Rev. Dale H. Kuiper, pastor da Igreja Protestante Reformada Sudeste em Grand Rapids, Michigan.

A importância do retorno de Jesus Cristo para a Igreja dificilmente poderá ser superenfatizada. Ele é um aspecto da promessa que espera cumprimento. É a final e coroadora obra no processo completo da redenção. É, portanto, o objeto de desejo de esperança que existe em todo santo. O retorno de Cristo: a ressurreição do corpo, o julgamento final, a renovação de todas as coisas, a glória eterna!
Falando de uma forma geral, há três visões que buscam apresentar a verdade das Escrituras sobre a segunda vinda de Jesus e o reino que Ele aperfeiçoará. Estas visões diferem de acordo com a interpretação dada à palavra milênio (do latin milleniummille, mil; e annum, ano). Esta palavra ocorre apenas seis vezes nas Escrituras e todas no capítulo 20 de Apocalipse, uma porção admitidamente difícil e simbólica da Palavra. À palavra milênio são adicionados vários prefixos (pós, pré e a), e dessa forma, designando uma visão particular com respeito aos mil anos. O pré-milenismo toma o milênio literalmente e mantém que Cristo voltará e então reinará sobre esta terra por exatamente mil anos. O pós-milenismo toma a palavra figurativamente, denotando um longo período de tempo pertencente à parte final desta era Cristã, e imediatamente antes do aparecimento de Cristo. O amilenismo também interpreta o milênio simbolicamente; só que ele mantém que o mesmo se refere a toda a era Cristã. Nos propomos chamar vossa atenção a estas posições nesta série de três artigos, sujeitado-os à luz da Escritura, na esperança de que sejam construtivos à nossa fé e esperança. Começaremos com uma consideração do pós-milenismo.
Faremos bem em deixar que um pós-milenista defina sua própria posição:
“Pós-Milenismo é aquela visão das últimas coisas que sustenta que o Reino de Deus está sendo agora estendido no mundo através da pregação do Evangelho e da obra salvadora do Espírito Santo; que o mundo será finalmente cristianizado, e que o retorno de Cristo ocorrerá no término de um longo período de justiça e paz freqüentemente chamado o Milênio” (Loraine Boettner).
Esta definição é representativa daqueles que sustentam esta visão. Desejamos desenvolver alguns de seus elementos para que suas implicações estejam claramente diante de nós.
Sem qualquer hesitação, o pós-milenismo declara que a maioria da humanidade será salva em Jesus Cristo. Se isto não foi verdade nos tempos do Antigo Testamento, se isto não foi verdade nos tempos dos apóstolos, certamente não será verdade durante a era final do milênio. O pós-milenismo baseia esta alegação em passagens da Escrituras que falam da universalidade da salvação (Salmos 97:5, Malaquias 1:11, Atos 13:17), o mundo como o objeto da redenção em Cristo (João 1:29 e 3:16, 1 João 2:2), especialmente sobre Mateus 28:18-20, onde Cristo diz:
“É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinado-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.
Neste texto o pós-milenismo vê que Cristo tem tanto a capacidade como o direito de Cristianizar o mundo inteiro. Por causa desta promessa de Cristo, o número dos redimidos será aumentado até que sobrepuje o número dos perdidos.
Novamente, sem hesitação, o pós-milenismo declara que o mundo está se tornando melhor; existem períodos curtos durante os quais pode parecer que as forças do mal estão ganhando, porém, se olharmos para trás, através do estender-se da história, veremos inequivocamente progresso e melhoramento espiritual. Sempre o pecado será encontrado no mundo, até mesmo no fim do tempo. Mas sua influência será diminuída, e os ímpios serão a minoria. Os princípios e as condutas Cristãs se tornarão os padrões aceitáveis, tanto para a vida púbica como para a privada. A educação, os negócios, o governo, a indústria e toda a sociedade estarão sob o domínio da vida e do pensamento Cristão. Isso não pode ser já observado? A escravidão e a poligamia são praticamente inexistentes. A função das mulheres e das crianças melhorou grandemente neste século. As nações têm começado a cooperar de maneira que a arbitração substitui a guerra e o derramamento de sangue. A Bíblia, em outro tempo de preservação privada do clero, tem sido traduzida, e impressa em centenas de línguas nativas. Aproximadamente dez milhões de cópias são vendidas anualmente, de forma que noventa e oito por cento das pessoas do mundo a têm em suas casas. A obra missionária floresce: o Cristianismo está a ponto de se tornar A religião mundial. E se o progresso não tem sido tão rápido ou extensivo como poderíamos desejar, a culpa deve ser posta na Igreja por não lutar seriamente para evangelizar o mundo em resposta ao mandamento de Cristo.
Em lealdade, deve ser também mencionado que o pós-milenismo crê que estas mudanças acontecerão, não naturalmente, nem devido a algum processo evolucionário operando na raça humana, mas pela pregação do Evangelho de Jesus Cristo e a poderosa obra do Espírito nos corações dos homens. Esse evangelho deve ser pregado. Então, o futuro mostrará que o melhor está por vir; guerra e derramamento de sangue cessarão (Isaías 2:4), a corrupção desaparecerá e um longo período de justiça e paz (o milênio) virá a este mundo! Sua vontade será feita na terra assim como no céu. Cristo retornará ao mundo nessa condição dourada. Ele trará um fim a esta presente era, e os reinos deste mundo serão o reino de Cristo (Apocalipse 11:15).
Estamos convencidos de que o que foi dito anteriormente não é a verdade da Escritura. Embora o pós-milenismo creia que a Bíblia é a Palavra de Deus, não obstante, ele erra grandemente na interpretação de muitas passagens das Escrituras e, portanto, também cai em erro com respeito ao milênio. No restante deste artigo, mostraremos este erro.
Estranhamente pode ser mostrado a partir dos jornais diários o oposto exato do pós-milenismo; alguém não lê de nações resolvendo disputas por meio da arbitragem. Os Estados Unidos já provou ser uma farsa esta esperança. As guerras continuam, e ainda aumentam! Alguém lê de crimes aumentando geometricamente, de modo que incontáveis áreas desta terra [UE] (supostamente a mais avançada e Cristã, levará outros a Cristo) são inseguras para a vida normal. Os anúncios de filmes e as análises de livros, os atos públicos de violência e desordem estudantis; tudo isto, mostra que a Cristianização destas áreas não começou. Nem jamais passará perto dos níveis otimistas descritos acima. As guerras mundiais passadas mais as numerosas guerras restritas deveriam demolir tal otimismo. Estes eventos continuam a ser assim diariamente. O tempo presente não se compara tão favoravelmente com a Idade Média. O pecado aumentou, embora tenha, talvez, tomado uma forma mais sutil e “refinada”. A civilização não pode ser erroneamente tomada como fruto do evangelho.
O decisivo para o Cristão é o que a Palavra de Deus diz das realidades concernentes à salvação, ao pecado, ao milênio e às últimas coisas. O pós-milenismo, ou ignora certas passagens da Escritura, ou lhes dá um significado muito forçado e não natural. Certamente Deus revelou Sua vontade de salvar em Jesus Cristo um número relativamente pequeno de homens, enquanto o resto d humanidade perece. O exército de redimidos constituirá uma vasta multidão, não há dúvida; porém, comparado com os perdidos, deve ser chamada uma minoria. Mateus 22:14 declara que muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Muitos, nem sequer todos os homens, ouvem a pregação da Palavra, mas poucos são escolhidos para serem salvos pela Palavra para glória. Para a maioria a pregação é meramente um testemunho que lhes deixa sem escusa. A Igreja de Cristo é chamada de um pequeno rebanho (Lucas 12:32) e de uma cabana na vinha (Isaías 1:8). Estes termos nos proíbem dizer que a maioria dos homens será salva, em qualquer era.
Em segundo lugar, há o tremendo testemunho do capítulo 24 de Mateus. Ninguém pode crer nestas palavras e ainda manter uma idade dourada de justiça e paz, a qual será obtida justamente antes do retorno de Cristo. Jesus nos diz aqui que o sinal de Sua vinda e do fim do mundo (eventos simultâneos) envolverá um aumento na guerra, nos distúrbios étnicos, nas fomes, pestilências e terremotos. Em vez de uma influência universal da verdade e da paz, haverá falsos profetas e a iniqüidade abundará. A tribulação será a porção da Igreja naqueles dias. A verdadeira religião estará quase extinta. Quando Jesus retornar, achará fé na terra? (Lucas 18:8). A resposta não é um “sim” ressoante como muitos responderiam; nem é “não”; mas a resposta é um quieto e hesitante “sim, Deus preservará Sua igreja em fé”, mas isto requererá Sua graciosa abreviação daqueles dias.
Rogamos que estudem Mateus 24 e Apocalipse 20, além de outras porções relevantes das Escrituras. Coloque de lado todas opiniões privadas e se deixem ser guiados pelo Espírito e pela Palavra. Faça isto somente depois de ter orado. Cremos que vocês verão que vivemos perto do final do milênio, esse período de tempo que se estreita desde a primeira vinda de Cristo até o Seu retorno. Nesta era deve ser observado um desenvolvimento duplo: o mundo aumenta em pecado e impiedade até que o Anticristo seja revelado e estiver maduro para a destruição; a Igreja será reunida e salva, até o último dos escolhidos! Então Cristo virá. E com Ele o fim!

10 comentários:

  1. Mac,

    Acho que devo ser pré-milenista, pois sou pentecostal, como você. Na minha primeira igreja, uma igreja pentecostal clássica, estava familiarizado com pessoas falando as “línguas estranhas”, expulsão de demónios, visões, profecias entre outras coisas. Lembro que uma vizinha da minha família, que tinha acabado de sair da Umbanda, quando pisou na igreja começou a manifestar demônios imediatamente.

    Confesso que não conheço todas as linhas, por isso estou estudando a sua e agora neste post, vendo a linha pós-milenista. “

    Também estudei sobre a prisão de Satanás, mas veja Apocalipse 12: 10-12: Então ouvi uma voz forte no céu, que dizia: — Agora chegou a salvação de Deus! Agora Deus mostrou o seu poder como rei! Agora o Messias que ele escolheu mostrou a sua autoridade! Pois o acusador dos nossos irmãos, que estava diante de Deus para acusá-los dia e noite, foi jogado fora do céu. 11 Os nossos irmãos o derrotaram por meio do sangue do Cordeiro e da mensagem que anunciaram. Eles estavam prontos para dar a sua vida e morrer. 12 Portanto, ó céu e todos vocês que vivem nele, alegrem-se! Mas ai da terra e do mar! Pois o Diabo desceu até vocês e ele está muito furioso porque sabe que tem somente um pouco mais de tempo para agir”. Aqui não está claro que o Diabo está entre nós?

    Abraços,

    Evandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro,

      Aqui não está claro que o Diabo está entre nós?
      Não estou negando a atuação de Satanás no tempo presente. Não entendi o motivo de sua pergunta. Poderia explanar melhor o seu pensamento?
      Todavia, a fala do Anônimo das 13:16 (ver abaixo) está de acordo com o que penso sobre o assunto.

      Mac.

      Excluir
    2. Mac,

      O motivo da minha pergunta é que você mesmo disse que Jesus reina no mundo e que estamos no tão sonhado reinado milenar de Cristo, o problema é que se Cristo reina, o diabo então deixou de reinar, não é?

      Jesus mesmo chamou satanás de “príncipe desse mundo”, deixando claro que ele reinava, mas o próprio Jesus, ressuscitado e a destra do Pai, deixa claro que satanás reina, pois ele ainda tem um trono nesta terra. Em Apocalipse 2: 12-13 diz: “Ao anjo da igreja de Pérgamo escreva o seguinte: “Esta é a mensagem daquele que tem a espada afiada dos dois lados. 13 Eu sei que vocês moram aí onde está o trono de Satanás. Vocês são fiéis e não abandonaram a fé que têm em mim, até mesmo quando Antipas, minha testemunha fiel, foi morto aí em Pérgamo, onde Satanás mora.” Aqui Jesus fala claramente que satanás tem um trono na terra, e ele estava localizado em Pérgamo. Trono significa reino e poder sobre este reino, sendo assim satanás ainda reina aqui.

      Uma outra passagem que deixa claro isso está Apocalipse 13: 1-2: “E eu pus-me sobre a areia do mar e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e, sobre os chifres, dez diademas, e, sobre as cabeças, um nome de blasfêmia. 2 E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés, como os de urso, e a sua boca, como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.” Aqui também fica claro que o motivo do anticristo conseguir reinar no mundo será que o dragão lhe dará o seu trono.

      Não devemos tomar satanás por tolo. O sistema que o mundo tem hoje é o reino dele.

      Abraços,

      Evandro

      Excluir
    3. Evandro,

      Pelo que estou vendo você tem uma certa dificuldade em lidar com o fato e Cristo e Satanás reinarem ao mesmo tempo, como se isso fosse impossível.
      Mas se o reinado de ambos não é possível co-existir, e se somente quem reina agora é Satanás, então o que Cristo está fazendo agora se também não está reinando e exercendo autoridade?

      Que Satanás reina atualmente, de alguma forma, não tenho problemas com isso, e nesse ponto você está certo.
      Vou falar novamente o que já disse anteriormente, a saber, que não estou negando a atuação do maligno nesse mundo, nem que o sistema não é influenciado por ele.
      A questão é que esse fato pra você automaticamente exclui o reinado atual de Cristo, e isso simplesmente não procede. O ponto é que você tem discordado das várias passagens que claramente falam que Cristo já reina.

      Evandro, biblicamente ambos reinam, tanto Cristo (como já lhe demonstrei nos outros comentários) como Satanás. O que é preciso é fazer algumas distinções quanto ao poder e reinado de ambos.

      - Satanás é criatura; Cristo é criador.
      - Satanás está inserido no tempo e na história; Cristo é Senhor sobre a história e tem controle sobre ela.
      - Satanás tem poder limitado; Cristo é onipotente.
      - Satanás não tem poder sobre Cristo; Cristo tem poder sobre Satanás;
      - Satanás pode exercer influência sobre o mundo; Cristo é quem permite essa influência de acontecer.
      - Satanás foi derrotado na cruz e não mais engana as nações no sentido de impedir que o reino se expanda (Ap 20:3); Cristo triunfou sobre ele na cruz e possibilitou que o Evangelho fosse pregado a todas as nações.
      - Satanás tem seu trono na terra (por meio de sistemas e de pessoas ímpias); Cristo tem seu trono no céu e reina sobre Sua igreja (os crentes que estão no mundo e os que já estão no céu).
      - Satanás só opera porque o pecado ainda está em vigor; Cristo venceu o pecado na cruz, redime as pessoas do pecado e, por fim, na Sua segunda vinda destruirá o pecado e o próprio Satanás.
      - Satanás é príncipe; Cristo é o Rei.

      Satanás é astuto e tem poder, de fato, mas tem seu raio de atuação limitado por Cristo, Aquele que reina.

      Mac.

      Excluir
  2. Evandro, o Diabo foi preso no sentido que a igreja agora é católica( universal, ele não é mais apenas uma nação como era nos tempos da antiga aliança). Ele não pode mais engana as nações no sentido de impedir que o Reino de Deus chegue nelas.

    E satanás está solto, porque, ele engana os que não são do reino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inquisição foi o que, obra de Deus?

      Excluir
    2. Evandro,

      Novamente, por estar "amarrado" não quer dizer que Satanás esteja inativo. Por "não enganar as nações" deve-se entender que hoje o evangelho pode chegar a todos, e isso porque Cristo "amarrou" Satanás - o valente - ao triunfar dele na Cruz.
      Além do mais, ainda que não possamos descartar a influência de Satanás em episódios como a inquisição, não cometamos o erro de jogar toda a culpa nele.

      Mac.

      Excluir
    3. Simples explicar , Santanas INFLUENCIA ,as pessoas FAZEM

      Excluir
  3. Mac,

    O fato de não concordar é que este é um tema que estou estudando profundamente, ele faz parte de um trabalho muito importante para mim. Entender esta trama é uma coisa muito complicada, mas acho que uma coisa que percebi quando estudava está batalha é que ela é travada por indivíduos extremamente antigos e inteligentes.
    Nosso Deus não é trapaceiro. Você coloca todas essas vantagens de poder entre Jesus e Satanás, mas lembre-se que Deus poderia ter mudado esta guerra com sua vontade, fazendo com que o homem não pecasse mais ou esquecesse o que é o pecado, destruindo Satanás e os outros anjos caídos, contudo, ele se esvaziou e desceu a terra e se tornou homem, como eu e você, depois foi humilhado, ferido e morto, morte de cruz, para pagar o preço que ele próprio estabeleceu pelos nossos pecados. Deus não viola suas próprias regras, isso foi uma coisa que entendi ao estudar sobre esta batalha. Até mesmo a salvação não é uma coisa obrigatória, e olha que Deus tem o poder de mudar o pensamento dos homens, mas não fez isso em relação a salvação.

    O que Cristo está fazendo agora é intercedendo e redimindo os escolhidos diante do nosso Deus. Lembre-se que antes da vitória da cruz Satanás é que estava diante do nosso Deus nos acusando de dia e de noite. Ele foi expulso e aprisionado na terra, é isto que diz a Bíblia.

    Você sabe tão bem quanto eu que quando o reino de Cristo chegar, Satanás será preso por mil anos. Em Apocalipse 20:3 diz: “E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo”. Nesta passagem me parece claro que quando o Satanás for preso, não terá o poder para enganar as nações até que os mil anos se acabem. Você diz em outro post que ele está amarrado e não inativo, contudo, aonde está escrito que, depois dele ser preso, poderá influenciar a humanidade de dentro da sua prisão?

    Abraços,

    Evandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro,

      Você coloca todas essas vantagens de poder entre Jesus e Satanás, mas lembre-se que Deus poderia ter mudado esta guerra com sua vontade...
      A minha intenção foi demonstrar dois fatos, (1) que Satanás tem o seu reino, porém limitado e (2) que Jesus reina sobre tudo e todos, durante todo o tempo, a despeito das Suas criaturas (incluindo Satanás) não o reconhecerem como Senhor.

      O que Cristo está fazendo agora é intercedendo e redimindo os escolhidos diante do nosso Deus.
      O ônus da prova está com você Evandro. Pois, além disso que você citou, já demonstrei biblicamente que Cristo reina agora, no presente momento. Aliás, interceder e redimir caracterizam muito bem esse atual reinado de Jesus.

      Lembre-se que antes da vitória da cruz Satanás é que estava diante do nosso Deus nos acusando de dia e de noite.
      Logo, se Cristou venceu Satanás na cruz, “eis que é chegado o reino dos céus” (Mt 3:2; 4:17; 10:7; Mc 9:1; Lc 11:20). Isso não desqualifica minha posição, muito pelo contrário.

      Você sabe tão bem quanto eu que quando o reino de Cristo chegar, Satanás será preso por mil anos.
      A questão é que você coloca esse reino no futuro, após a segunda vinda de Cristo, e eu não.

      Nesta passagem me parece claro que quando o Satanás for preso, não terá o poder para enganar as nações até que os mil anos se acabem.
      Você está atribuindo um peso muito grande aos termos “prisão” e “enganar as nações”. É um equívoco ler essas passagens de forma extritamente literal da forma como você está fazendo.
      Para você “prisão” tem que necessariamente significar “total inatividade”; “Enganar as nações” tem que necessariamente significar “livre de toda e qualquer influência do inimigo”. Contudo, é muito mais provável, dada a linguagem altamente simbólica do livro e o contexto do capítulo 20 que isso não reflete a verdade, principalmente quando passagens mais claras das Escrituras fornecem luz sobre essa questão. Releia meus comentários anteriores, pois já fiz uma relação entre Ap 20:3 (obscura) e Mt 12:29 (clara).

      Você diz em outro post que ele está amarrado e não inativo, contudo, aonde está escrito que, depois dele ser preso, poderá influenciar a humanidade de dentro da sua prisão?
      Novamente, João não está pretendendo usar os termos “amarrar” ou “prisão” como sinônimos de inatividade. O único conceito bíblico de um Satanás totalmente inativo é quando do momento de sua condenação eterna, quando for jogado no lago de fogo e enxofre (Ap 20:10).
      Além do mais, como mostrei anteriormente, há o paralelo de Mt 12:29, que diz que Cristou amarrou o valente. Ora, é bem sabido que essa passagem diz respeito a sua PRIMEIRA vinda. Todavia, sabemos que ele está ativo atualmente pelo testemunho de outras passagens bíblicas e, definitivamente, não há problema com isso.

      Dê uma olhada nesses textos, talvez sejam úteis para uma melhor compreensão do que estou falando: http://www.amilenismo.com/search/label/prisao%20de%20Satanas

      Mac.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...