quinta-feira, 26 de julho de 2012

Glossário Escatológico.

De maneira resumida, segue abaixo os principais termos utilizados no estudo da escatologia, bem como suas respectivas definições.
Havendo necessidade essa lista será atualizada com uma melhoria na definição dos termos ou com o acréscimo de outros.

Amilenismo – interpreta o milênio de Ap 20 como acontecendo atualmente (entre a primeira e segunda vinda de Cristo). Cristo reina no céu, tanto com aqueles que morreram salvos como com aqueles que ainda estão vivos e foram regenerados.

Anticristo – esse termo pode referir-se tanto a um grande lider iníquo que se levantará perto do fim dos tempos como também a um “espírito anticristão” que é inerente a todo “aquele que nega que Jesus é o Cristo” (1Jo 2:22).

Apocalipse – do grego “apokalupsis”, signigica “revelação”. É o nome dado ao último livro da Bíblia.

Apocalíptico – gênero literário com ênfase em eventos globais e cataclismáticos. Teve sua produção entre 200 a.C. e 200 d.C.

Armagedom – literalmente “a montanha de Megido”. Nome dado ao vale pertencente a cidade de Megido no norte de Israel. Também é o nome dado a batalha escatológica final por Jerusalém, uma vez que tal embate ocorrerá no vale de Megido.

Arrebatamento – evento que compõe a segunda vinda de Cristo onde os crentes se encontrarão com Ele nos ares.

Dia do Senhor – evento que compõe a segunda vindo de Cristo como um todo para a consumação de todas as coisas. O julgamento e a destruição dos inimigos de Deus são características marcantes desse dia. 

Dispensacionalismo – sistema teológico que divide a história da salvação em épocas (geralmente sete dispensações) para diferenciar as várias administrações de Deus com mundo. Afirma também que Deus tem dois planos distintos de salvação, um para Israel e outro para a Igreja.

Escatologia – literalmente o “estudo das últimas coisas”. O termo abarca questões relativas a vida após a morte, bem como os eventos relativos ao fim dos tempos.

Futurismo – linha de interpretação que entende que as profecias do livro do Apocalipse (e passagens correlatas) concentram-se no final da presente era e que, portanto, a maior parte do livro ainda tem que ser cumprida.

Grande tribulação – período indefinido de tempo que precede a segunda vinda de Cristo em que acontecerá uma hostilização a Igreja como nunca antes vista.

Idealismo – linha de intepretação que entende o livro do Apocalipse “espiritualmente”. Assim, não há qualquer ligação histórica do livro com enventos políticos e sociais, representando apenas o conflito contínuo entre o bem e o mal.

Historicismo – linha de interpretação que entende o livro do Apocalipse como retratando a história da humanidade bem como as diversas fases da igreja, entre a primeira e segunda vinda de Cristo.

Mid-tribulacionismo – defende um arrebatamento secreto com a segunda vinda de Cristo acontecendo no meio (mid) da grande tribulação (com seus supostos sete anos de duração).

Milênio – período de tempo de mil anos (não necessariamente literais) em que Cristo reina e Satanás é preso (Ap 20).

Novos céus e nova terra – a criação totalmente redimida e livre dos inimigos de Deus, onde os salvos viverão com Cristo eternamente após a Sua segunda vinda.

Parousia – termo grego que significa literalmente “presença”, refere-se a vinda (presença) de Cristo.

Pós-milenismo – crença de que a sociedade vem melhorando desde a primeira vinda de Cristo e que ela, um dia, chegará a um nível de paz e prosperidade sem precedentes. Então é instaurado o milênio (não literal) e Jesus retornará após o término do mesmo (por isso “pós”).

Pós-tribulacionismo – defende que o arrebatamento acontecerá no final (após) da grande tribulação, e que a igreja não será tirada da terra durante esse tempo.

Pré-milenismo – crê que a segunda vinda de Cristo acontece antes do milênio e inaugurará o mesmo. Jesus reinará glorificado na terra nesse período de mil anos com os santos igualmente glorificados em meio a um mundo ainda não redimido e com o pecado ainda em vigor.

Pré-tribulacionismo – defende um arrebatamento secreto com a segunda vinda de Cristo acontecendo antes (pré) da grande tribulação.

Preterismo – linha de interpretação que entende que as profecias do livro do Apocalipse (e passagens correlatas) tiveram seu cumprimento exclusivamente no primeiro século.

Segunda vinda/advento – o retorno de Cristo em glória para, entre outras coisas, destruir seus inimigos e glorificar Seus eleitos. É o evento que porá fim a atual história da humanidade.

Um comentário:

  1. GRAÇA E PAZ IRMÃOS, EU AMEI ESTE SITE! SÓ NÃO CONSEGUI ABRIR NENHUM ARTIGO, POIS DÁ ERRO, MAS O QUE VI AMEI.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...