sábado, 28 de novembro de 2009

PROBLEMAS DO PRÉ-MILENISMO: Parte 2 - 1ªCoríntios 15:50-57

...continuação.

Importante: O texto a seguir é de autoria de Sam Storms, Doutor em Teologia Histórica pelo Seminário Teológico de Dallas.

1ª Coríntios 15:50-57.
50 - E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
51 - Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
52 - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 - Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54 - E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
55 - Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
56 - Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
57 - Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
A frase chave é a declaração de Paulo que “carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus” (v. 50). Simplificando, uma natureza corruptível e perecível não pode possuir, nem participar de um reino incorruptível e imperecível. Nem a vida ("carne e sangue"), nem os mortos (os "perecíveis") podem herdar o reino em seu estado atual. Vários fatores contribuem para tornar este um forte argumento para o amilenismo e contra o pré-milenismo.

1 – Aqui Paulo insiste na ressurreição e glorificação de todos os crentes (se já fisicamente vivos ou mortos no segundo advento, cf. 1ª Tessalonicenses 4:13-18). Somente aqueles que foram gloriosamente transformados em corpo e espírito herdarão o reino de Deus (cf. v. 53).
2 – O “reino” em vista, de acordo com o pré-milenismo, é um reino milenar. Mas como pode ser isso? O pré-milenismo alega que muitos crentes vão entrar, herdar e desfrutar das bênçãos do reino milenar em seus naturais, não glorificados e não transformados corpos de “carne e sangue”. Mas é precisamente isto que Paulo nega, ou seja, que tal coisa jamais poderia acontecer.
3 – A declaração de Paulo que corpos não glorificados de “carne e sangue” não podem herdar o reino de Deus se opõe a um milênio após a segunda vinda de Cristo. O reino de Deus em que é garantida a entrada de todos os crentes no momento de sua glorificação (ou seja, na segunda vinda de Cristo), é o que chamamos de fase (ou estado) eterna. Esta fase eterna, que tem seu início quando Jesus “tiver entregado o reino a Deus, ao Pai” (v.24) segue imediatamente após a segunda vinda do Senhor Jesus. É então que...
...“todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta” (vs. 51-52).
4 – Finalmente, de acordo com os versículos 54 e 55, o fim da morte na segunda vinda de Cristo é o cumprimento de Isaías 25:8. Lá nós vemos que Deus...
...“aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra.”
Tanto o fim da morte e o enxugar de todas as lágrimas são associados em Apocalipse 21:4 não com a vinda de uma era milenar, mas com o estado eterno, ou seja, os novos céus e nova terra.

continua...

Traduzido por MAC.

Veja também este artigo original em inglês: http://www.enjoyinggodministries.com/article/problems-with-premillennialism/

2 comentários:

  1. Parabéns ,visite e gostei muito do espaço de vocês,bem organizado e edificante. já passo a segui-lo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Pr. Cicero, agradeço a sua visita aqui no A-milenismo, seja sempre bem vindo.
    Um abraço.
    Em Cristo, Mac.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...