quinta-feira, 12 de março de 2009

AMILENISMO: Parte 3.4 - 2ªPedro 3:3-14

...continuação.

IMPORTANTE
: O texto a seguir é de autoria de Robert B. Strimple, professor de Teologia Sistemática no Westminster Theological Seminary.


Uma cuidadosa leitura dessa passagem revelará que Pedro apresenta um quadro do que acontecerá quando nosso Senhor retornar, que está em total harmonia com o ensino de Paulo em Romanos 8.17-23.

Pedro está respondendo aos escarnecedores que perguntarão: “O que houve com a promessa da sua vinda?” (2Pe 3.4), declarando que “o dia do Senhor virá” (v. 10). Está claro que a “vinda” [
parousia] de Cristo e o “dia do Senhor” referem-se ao mesmo evento. Caso contrário, a afirmação de Pedro no versículo 10 não seria relevante como resposta à pergunta zombeteira do versículo 4. Nos versículos 7, 10, 11, 12 e 13, Pedro fala do que pode ser chamado de “renovação cósmica” – isto é, a destruição do céu e da terra atuais por fogo, de forma que um novo céu e uma nova terra, “o lar dos justos”, possam surgir. Isso terá lugar, diz Pedro, no “dia do juízo e [...] [da] destruição dos ímpios” (v. 7).
Os pré-milenaristas tem respondido com freqüência que essa simultaneidade do juízo sobre os ímpios e a queima do mundo com fogo não representa problema para seu ponto de vista, uma vez que o pré-milenarismo entende que os dois eventos ocorrem no final do milênio. Mas não é simplesmente que nessa passagem a renovação cósmica esteja colocada dentro do “dia do Senhor” (v. 10; “o dia de Deus”, v. 12) – como se pudéssemos conceber o dia do Senhor como um longo período de tempo, com o julgamento dos ímpios e a renovação cósmica tendo lugar no fim desse dia. Mais exatamente é a
vinda (parousia) do dia do Senhor que é identificada com o desaparecimento dos atuais céus e terra.
Essa interpretação do versículo 10 é confirmada pelo versículo 12. Infelizmente, a NVI refere-se aqui apenas ao “dia de Deus”. O texto grego fala da “
vinda [parousia] do dia de Deus”. Novamente, é a vinda do dia de Deus que marca a fusão dos elementos pelo calor. Note que aqui Pedro faz a mesma exortação à vigilância e santidade de vida aos crentes, em vista da vindoura desintegração dos céus e terra atuais (v. 11, 13 e 14), que também é feita em outra parte do NT devido à vinda do próprio Cristo. A vinda de Cristo e a transformação do cosmos são apresentadas como a meta do cristão vigilante, pois elas ocorrerão concomitantemente.
Em outras palavras, o quadro apresentado pelo Espírito por intermédio de Pedro não permite que mil anos intervenham entre a segunda vinda de Cristo e a vinda do dia do juízo divino e da renovação cósmica.


continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...