sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ironia Milenar #6.

Heavenly Dream Team.


7 comentários:

  1. a próxima podia aparecer ,o valdemiro ,e dizer ,você NÃO ME ME DESAFIAR EU SOU UNGIDO , eai o hulk diria :ungido franzino

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Gostaria de saber se há amilenistas preteristas. Quais teólogos do passado eram amilenistas e preteristas e quais são atualmente?
    Me refiro ao preterismo parcial somente.
    Parabéns por manter esse blog num mar de pré-milenistas que é a web e a literatura evangélica no Brasil atualmente (risos).
    Ainda estou aprendendo, mas sei que das três correntes milenistas me vejo cada vez mais distante da pré-milenista.
    Emerson.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz Emerson,

    Buscando aqui na memória, pra usar o termo "preterista parcial", praticamente todos os autores que conheço esboçam alguma medida de preterismo.
    Mas para ser honesto, é muito difícil fazer uma lista de amilenistas preteristas.

    Fiz uma pesquiza rápida e encontrei os seguintes nomes: Jay Adans, Kim Riddlebarger, Cornelis Vanderwaal, David Chilton, G. K. Beale, Phillip Mauro, Arthur W. Pink e Adam Clarke. Esses são mais recentes na história cristã - alguns ainda vivos.
    Já da época da patrística, fica difícil até distinguir um autor entre amilenista e pós-milenista, como no caso de Agostinho.

    De qualquer modo, não tome essa informação como conclusiva. Seria necessário fazer uma pesquiza profunda para ter mais certeza sobre a linha hermenêutica que cada amilenista professa.

    Espero ter ajudado, e obrigado pela visita.

    Em Cristo,

    Mac.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mac.

    Graça e paz.

    Realmente dei uma pesquisada rápida nos nomes que você falou e achei os textos de Kim Riddlebarger e David Martyn Lloyd Jones, aqui no seu blog, bem nessa linha preterista parcial de um modo bem equilibrado, como por exemplo na questão da destruição do templo de Jerusalém no ano 70. Acho que ali na resposta de Jesus aos discipulos em Mateus 24 há elementos tanto desse fato histórico no primeiro século como de sua vinda na consumação dos séculos.
    Falo disso, pois já vi gente jogando tudo pra frente numa interpretação puramente futurista, principalmente pré-milenistas, e também já vi sites defendendo o preterismo pleno, o que me parece no mínimo incorreto.
    Achei interessante sobre Jay Adams e Phillip Mauro, espero que você possa nos brindar um dia com textos deles também. É uma sugestão.
    Só não sei muito bem sobre David Chilton, parece que os pós-milenistas o reivindicam para si.
    Vi também, que você tem aqui alguns textos de Harald Schaly. Eu sou de uma família batista e me lembro que meu pai tinha uma revista dele da Juerp, para EBD, sobre o livro de Apocalipse, e parece que ele também era amilenista e preterista parcial. É uma pena que não consigo encontrar mais essa revista. Na época eu era pré-milenista dispensacionalista e não gostei nada do ponto de vista dele. Hoje já penso bem diferente (risos).

    Bom, que Deus continue te abençoando nessa obra.

    Um abraço.

    Em Cristo, nosso Senhor,

    Emerson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson,

      Quem bom que está avançando em suas pesquisas. Fico feliz por esse blog lhe proporcionar alguma ajuda.
      Quanto a postar textos de Adams e Mauro, em tempo retornarei a traduzir alguns e procurarei dar preferência para eles :)
      Quando ao David Chilton, pois é, esse velho cabo de guerra entre pós e A's que nunca se quebra, rsrs.
      Eu tenho um livro do H. Schaly que achei em um sebo virtual. Foi um achado!

      Em Cristo,

      Mac.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...