segunda-feira, 12 de março de 2012

BTCast #023 - Deus mandou matar?

Muito bem moçada, mais um podcast na área e esse cheio de sangue. Eu, Bibo e Alex nos juntamos mais uma vez para conversar sobre as guerras no AT, principalmente o genocídio cananeu. Nesse podcast saiba porque Deus mandou matar (se é que Ele realmente o fez), descubra o propósito divino e ouça a luta entre Davi e Golias numa super produção auditiva!

Curta nossa Fan Page - www.facebook.com/bibotalk. Com 500 curtidas rola sorteio de um livro.
Assine o novo feed http://feeds.feedburner.com/bibocast. Se quiser ler a Monografia do Alex, baixe aqui

Clique em DOWNLOAD para baixar (botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link). Arquivo MP3.

6 comentários:

  1. Caro MAC,Meu nome é Rodrigo.Muito bom ter encontrado esse blog.Na verdade lendo as suas boas vindas, acabei por me identificar muito com a sua experiência.Também sou de igreja pentecostal clássica,mas quando comecei estudar mais as escrituras descobri que sou "mais reformado do que Pentecostal"; cheguei até ao ponto de abandonar o livre arbítrio(risos).Nunca me interessei muito pelo livro do Apocalipse, justamente por causa das controvérsias e polemicas.Como era de se esperar, fui ensinado como que por osmose a linha pré milenista dispensacionalista. Sempre tive aquela espectativa Escatologica pentecostal de numero da besta, grande tribulação, as batalhas e tudo mais. Mesmo não estudando o Apocalipse, mas só lendo-o na minha leitura sistemática da Bíblia, o capitulo 12:1-6 me soava estranho, pois pelo esboço de interpretação pré- milenista ele teria que ser um evento do futuro, mas claramente se refere a algo que já aconteceu.Isso me deixava com receio.Outra coisa que sempre me incomodava era a separação de Israel e a Igreja, e o fato de Jesus ter vindo para instaurar o reino judeu(terreno)e os seus o rejeitarem(como se a promessa do AT fosse puramente terrena e material).
    Sou professor de escola dominical e a revista deste trimestre é sobre o livro do Apocalipse. Daí não teve jeito, resolvir mergulhar no livro. Fiquei chocado!!!Li alguns comentários de autores reformados e me deparei com a fragilidade pré milenista. Principalmente na questão da unidade da Escritura,e também a hermenêutica sofrível e extremamente comprometedora desse sistema. Em uma semana, com algumas pesquisas percebi que o amilenismo é bem mais bíblico e honesto.
    Eu fiquei ABSOLUTAMENTE CHOCADO. E agora, extremamente "acuado",pois, daqui uns dias terei que começar a ministrar as aulas e vou me sentir péssimo com o conteúdo pré milenista(padronizado de uma revista) que eu tenho que passar para os alunos. Ao mesmo tempo eu não posso, de uma forma abrupta dizer que eu já não acredito no que a nossa igreja professa, pois não seria nada sensato da minha parte. Não sei o que fazer. Já até pensei em não ministrar as aulas.Desculpe postar isso aqui nos comentários, na verdade foi mais um desabafo.
    Gostaria de saber se você tem um post que fala das dificuldades do amilenismo, ou seja, aquilo que ele não consegue deixar claro, ou talvez não explique?

    Desde já agradeço.

    Ps: Não sou Teólogo, me aventuro nas Escrituras por conta própria.Pesquiso nas Literaturas reformadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo,

      Primeiramente, obrigado pela visita. Espero que tenha gostado do que tem visto por aqui :)

      Me compadeço de você, pois sei como é pensar diferente quando a maioria está indo por outro caminho, ainda que 90% dessa maioria não está de fato familiarizada com questões como essa.

      Com relação a sua dificuldade como professor, realmente, você tem uma tarefa dura, porém não impossível, e eu o encorajo a ir em frente.
      O fato é que você não precisa abrir mão da sua opção escatológica em detrimento da posição adotada pela sua igreja. Contudo, é preciso respeitar os posicionamentos por ela adotada.
      Como conciliar as duas coisas? Bem, apresente as duas opções, ainda que a revista defenda apenas o pré-milenismo. Se puder, faça comparativos e indique materiais complementares para que os alunos sejam estimulados à pesquisa. E o mais importante, confronte as duas visões com os textos bíblicos mais importantes sustentados por ambas as correntes. Nessa hora, a questão não é inclinar para o amilenismo, mas expor a fragilidade do pré-milenismo.
      Como você disse, não precisa ser abrupto, mas pode deixar implicito.

      Infelizmente eu não tenho um post específico sobre as dificuldades do amilenismo, mas se você der uma vasculhada no blog, encontrará nos comentários de alguns posts alguns embates que tive com o Renato, vulgo Aprendiz. Esse colega defende a posição pré-milenista com afinco, sendo que as colocações deles por si só valem como uma boa defesa do pré-milenismo, bem como uma crítica construtiva em relação ao amilenismo.

      Também não sou teólogo, mas como digo por aí, "teologia é o meu esporte", rsrs.

      Abraço.

      Excluir
  2. Shalom, irmão. Estou seguindo-o, seu site está muito bom, parabéns. Também tenho um site de teologia reformada, caso deseje retribuir:
    materiasdeteologia.com

    abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Helbert,

      Obrigado pela visita.
      Vou conferir o seu site.

      Abraço.

      Excluir
  3. Shalom MAC, gravei junto com mais 3 irmãos (todos amilenistas, claro rsss) nosso primeiro podcast, sobre o tema "os mitos sobre a oração", gostaria, se possível, que você ouvisse e nos ajudasse a divulgar. Obrigado, forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Já ia me esquecendo, o link é:

    http://www.materiasdeteologia.com/2013/04/blog-post_19.html

    Obgd

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...