quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mt 24 e a interpretação bíblica.

Importante: O texto a seguir é de autoria do Rev. Augustus Nicodemus Lopes, chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, em São Paulo. 

Método de Interpretação Bíblica. 

A Bíblia é a Palavra de Deus. Mas, algumas das interpretações derivadas dela não são. Existem muitas seitas, cultos e grupos cristãos que usam a Bíblia declarando que as suas interpretações são as corretas. Muito freqüentemente, no entanto, as interpretações não apenas diferem dramaticamente umas das outras, como são claramente contraditórias. Isto não significa que a Bíblia seja um documento contraditório. Antes, o problema está naqueles que a interpretam e/ou nos métodos que eles usam. 
Como nós somos pecadores, somo incapazes de interpretar perfeitamente a palavra de Deus todo o tempo. O corpo, a mente, a vontade e as emoções são afetadas pelo pecado e tornam a interpretação 100% exata uma impossibilidade. Isto não significa que entender corretamente a palavra de Deus seja impossível. Mas que devemos nos aproximar à Sua palavra com cuidado, humildade e razão. Adicionalmente, nós precisamos o que de melhor nós poderíamos necessitar: a direção do Espírito Santo na interpretação da Palavra de Deus. Além do mais, a Bíblia é inspirada por Deus e dirigida ao Seu povo. O Espírito Santo nos ajuda a compreender o que a Palavra de Deus significa e como aplicá-la em nossas vidas. 
No nível humano, para minimizar os erros que possam advir das nossas interpretações, nós precisamos conhecer métodos básicos de interpretação da Bíblia. Eu irei listar alguns destes princípios na forma de questões e então aplicá-los a uma passagem da Escritura. 
Eu sigo os seguintes princípios como linhas-mestras para examinar uma passagem. Elas não são exaustivas e nem absolutas. 

1. Quem escreveu/falou a passagem e para quem era endereçada? 
2. O que a passagem diz? 
3. Existe alguma palavra ou frase nesta passagem que precise ser examinada? 
4. Qual é o contexto imediato? 
5. Qual é o contexto mais amplo exposto no capítulo e no livro? 
6. Quais são os versículos relacionados ao assunto da passagem e como eles afetam a compreensão desta? 
7. Qual é o fundo histórico e cultural? 
8. Qual a conclusão que eu posso tirar desta passagem? 
9. As minhas conclusões concordam ou discordam de áreas relacionadas nas Escrituras ou com outras pessoas que já estudaram esta passagem? 
10. O que eu posso aprender e aplicar à minha vida? 

A fim de ajudar a entender como estas questões podem afetar a sua interpretação de uma passagem, eu escolhi uma que, quando examinada atentamente, pode fazer você chegar a conclusões muito diferentes. Eu deixarei que você determine a exatidão da minha interpretação. 
A passagem que eu vou usar é Mt 24:40:
"Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado".
1. Quem escreveu/falou a passagem e para quem era endereçada? 

Jesus pronunciou as palavras e elas foram registradas por Mateus. 
Jesus falou aos Seus discípulos em resposta a uma pergunta, que iremos ver mais tarde. 

2. O que a passagem diz? 

A passagem diz simplesmente que um dos dois homens que estão fora, no campo, será levado. Ela não diz onde, porque, quando, ou como. Ela só diz que um será levado. Ela não define que o campo pertença a alguém ou a algum lugar em particular. 

3. Existe alguma palavra ou frase nesta passagem que precise ser examinada? 

Nenhuma palavra, nesta passagem em particular, realmente necessita que nós a examinemos cuidadosamente, mas para seguirmos este exercício, eu usarei a palavra "levar". Usando uma Concordância de Strong e um Dicionário de Palavras do Novo Testamento, eu posso verificar qual é a palavra grega e aprender a respeito dela. A palavra no Grego é "paralambano". Ela significa: "1) tomar, tomar para si mesmo, trazer para junto de si, 2) receber alguma coisa por transmissão." 
Um ponto que vale a pena mencionar acerca do estudo das palavras é que o seu significado pode mudar de acordo com o seu contexto. Assim, examinando como a palavra é usada em múltiplos contextos, o seu significado pode reveber novas dimensões. Por exemplo, a palavra "amor", no grego é "agapao." Ela geralmente refere-se ao "amor divino." Isto pode parecer óbvio, já que esta é a palavra usada em Jo 3:16 com este significado. No entanto, a mesma palavra é usada em Lc 11:43, onde Jesus diz: "Ai de vocês, fariseus, porque amam os lugares de honra nas sinagogas e as saudações em público!" (NVI). A palavra usada aqui é "agapao." Parece que o significado da palavra pode tornar-se alguma coisa na linha de "totalmente comprometido com." 
No entanto, nós devemos tomar o cuidade de não usar o significado de uma palavra em um contexto em outro contexto. Por exemplo: 1) Este novo cadete é verde. 2) A árvore é verde. O primeiro verde significa "novo ou inexperiente." O segundo significa a cor verde. Poderíamos impor o significado de um contexto em outro? Sim, mas não seria uma boa idéia. 

4. Qual é o contexto imediato? 

É o lugar onde a passagem está inserida. O contexto imediato da nossa passagem é o seguinte, Mt 24:37-42:
"37 - Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do Homem.
38 - Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca;
39 - e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do Homem.
40 - Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro será deixado.
41 - Duas mulheres estarão moendo num moinho: uma será levada e a outra deixada.
42 - Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor." (NVI)
Imediatamente podemos perceber que a pessoa levada no verso 40 é comparada a pessoa levada no verso 39. Isto é, que as pessoas que foram "levadas" são do mesmo tipo. 
Uma pequena questão precisa ser feita agora. Quem foi levado no verso 39? Foi Noé e sua família ou foram as pessoas que estavam comendo e bebendo? A resposta a esta pergunta pode nos ajudar a entender melhor a passagem original. O próximo passo na interpretação da passagem nos ajudará a entendê-la ainda mais. 

5. Qual é o contexto mais amplo exposto no capítulo e no livro? 

Uma passagem deve ser sempre examinada dentro do seu contexto. Não apenas no contexto dos versos imediatamente antes e depois dela, mas também no contexto do capítulo e até do livro na qual ela está escrita. 
O discurso de Jesus do qual esta passagem foi tirada, começa com uma pergunta. Jesus tinha acabado de sair do templo e no verso 2 disse aos Seus discípulos que "...não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas." Então no versículo 3, os discípulos perguntam a Jesus: "Dize-nos quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da sua vinda e do fim dos tempos?" (NVI). Então, Jesus começa a profetizar acerca das coisas que viriam no fim dos tempos. Ele falou de falsos Cristos, tribulação, do sol se escurecendo, do Seu retorno e dos dois homens no campo onde um será levado e outro será deixado. 
O contexto é escatológico. Isto signiufica que ele está tratando das últimas coisas, ou do tempo próximo ao retorno de Jesus. Muitas pessoas acham que este versículo de Mt 24:40 refere-se ao arrebatamento mencionado em 1 Ts 4:16-17. Pode ser. Mas é interessante notar que o contexto do versículo sugere que o mau é que será levado, e não o bom. 
Neste momento você pode estar pensando que este método de interpretação da passagem não é bom. Depois de tudo, o verso "um será levado e o outro deixado" é realmente acerca do arrebatamento. Certo? Bem, pode ser. Como você pode ver, nós todos chegamos à Bíblia com idéias pré-concebidas. Algumas vezes elas estão certas, outras, erradas. Nós sempre deveríamos estar prontos a ter a nossa compreensão da Bíblia desafiada pelo que é dito. Se nós não estivermos dispostos, então somos presunçosos. E Deus está distante do soberbo ( Sl 138:6). 

6. Quais são os versículos relacionados ao assunto da passagem e como eles afetam a compreensão desta? 

Acontece que existe uma passagem relacionada, na verdade, paralela, encontrada em Lc 17:26-27:
"26 - Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do Homem.
27 - O povo estava comendo, bebendo, casando-se e sendo dado em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio e destruiu a todos." (NVI)
Rapidamente, nós descobrimos que estes versos relacionados sem dúvida afetam a nossa maneira de entender a passagem inicial. Está claro nesta passagem de Lucas que aqueles que foram levados pelo dilúvio eram aqueles que estavam comendo, bebendo e se dando em casamento . Em outras palavras, não foram as pessoas boas que foram levadas, foram as más. 
Como você pode ver, isto tem um profundo impacto na maneira como compreendemos nossa passagem em Mt 24:40. O contexto não sugere que aquele que está no campo que será levado não é o mau? Como este contexto afeta as minhas idéias pré-concebidas acerca deste verso? Vamos ler o versículo novamente, mas agora dentro do seu contexto imediato, Mateus 24:37-42:
 "37 - Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do Homem.
38 - Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca;
39 - e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do Homem.
40 - Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro será deixado.
41 - Duas mulheres estarão moendo num moinho: uma será levada e a outra deixada.
42 - Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor." (NVI)
O que é que você acha agora? Quem foi levado, o bom ou o mau? Então, este verso faz referência ao arrebatamento ou não? Só perguntando. 
De interesse correlato é uma passagem em Mt 13:24-30 onde Jesus conta a parábola do semeador que semeou a boa semente no seu campo e alguém, depois, semeou joio. Os servos perguntaram se eles deveriam ir imediatamente e arrancar o joio. Mas, no verso 30, Jesus diz "Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro." (NIV) 
O ponto digno de nota aqui é que o primeiro a ser ajuntado é o joio, e não o trigo. Isto fica ainda mais interessante quando Jesus explica a parábola em Mt 13:36-43 e estabelece que eles serão atirados à fornalha. 
Adicionalmente, quando nos voltamos para Lc 17, que é a passagem paralela de Mt 24, nós descobrimos que os discípulos fizeram a Jesus outra pergunta por causa da resposta de Jesus que dizia "dois estarão no campo e um será levado." No verso 37 eles perguntam, "Onde, Senhor?" perguntaram eles. Ele [Jesus] respondeu, "Onde houver um cadáver; ali se ajuntarão os abutres." 
Eles serão levados a um lugar de morte. 

7. Qual é o fundo histórico e cultural? 

Esta é uma questão mais difícil de responder. Ela requer um pouco mais de pesquisa. Um comentário é digno de ser examinado aqui, já que ele usualmente provê um pano de fundo histórico e cultural para ajudar a desvendar o texto. 
Neste contexto, Israel estava debaixo da lei romana. Eles estavam proibidos de exercer a punição capital (pena de morte) e de custear uma guerra. Roma estava dominando a pequena nação. O judaísmo era tolerado apesar da liderança romana. Além de tudo, Israel era um pequeno país oriental com um povo que era fanático pela sua religião. Então, Roma permitiu que Israel fosse governado por políticos judeus marionetes. 
O templo era o lugar de adoração da comunidade israelense. Ali os sacrifícios de sangue eram oferecidos pelo sumo sacerdote para a expiação dos pecados da nação. Levaram 46 anos para contruí-lo (Jo 2:20). Jesus disse que o templo seria destruído; o que gerou a pergunta que O levou a fazer o discurso que contém a passagem examinada. 

8. Qual a conclusão que eu posso tirar desta passagem? 

Desde que o contexto da passagem sugere que o mau é que será levado, eu estou concluindo que aquele que será levado no campo não será o bom, mas sim o mau. Eu também sou tentado a concluir que o maus serão levados ao lugar de julgamento. 

9. As minhas conclusões concordam ou discordam de áreas relacionadas nas Escrituras ou com outras pessoas que já estudaram a esta passagem? 

Eu já apresentei outras passagens que me permitem chegar a conclusão que cheguei. No entanto, isto não está de acordo com todos os comentários que eu tenho lido acerca deste verso. Neste ponto eu necessito apresentar minha conclusão a outros para ver o que eles pensam. Só porque eu estudei a Palavra e cheguei a uma conclusão não significa que ela esteja correta. Mas não significa que esteja errada, no entanto. 
Consultar outras pessoas, examinar a palavra de novo e buscar a Deus humildemente e a sua iluminação. Eu só posso ter a esperança de chegar à melhor conclusão possível acerca da passagem. 

10. O que eu posso aprender e aplicar à minha vida? 

A Interpretação da Escritura tem um propósito: Entender a Palavra de Deus mais exatamente. Com um melhor entendimento da Sua palavra, nós poderemos aplicá-la à área a que ela se destina. No nosso caso, a passagem revela uma área do futuro e uma época de julgamento. A aplicação, então, é que Deus executará o julgamento sobre os injustos no fim dos tempos. 

Concluindo. 

Este artigo é somente uma demonstração. Ele é básico e não cobre todos os pontos da interpretação bíblica. Mas isto já dá uma direção e um exemplo de como você deve aplicar. Como eu disse antes, ore. Leia a Sua Palavra. Examine as Escrituras o melhor que você puder para um melhor entendimento e melhor preparo. Seja humilde na sua abordagem e teste tudo o que concluir pela própria Bíblia. 

Uma última coisa: você concordou com a minha conclusão? 

11 comentários:

  1. Caros Irmãos,

    Paz seja convosco!
    Gostaria de expor minha opinião sobre este assunto, conforme entendo pela linha pré-tribulaconista.

    Texto Bíblico
    37 - Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do Homem.
    38 - Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca;
    39 - e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do Homem.

    Jesus disse que iria voltar, e assim como foi nos dias de Noé que Deus alertou para que construisse uma arca e "escapassem do dilúvio", ele orienta que vai desaparecer algumas pessoas, no caso os que vigiavam pela sua volta. O dilúvio representa a grande tribulação, não faz sentido orientar as pessoas sobre algo que iriam enfrentar, se ele orienta é justamente para que elas escapem!
    A segunda vinda é dividida em duas partes: 1ª Invisível conforme Mt 24:27 será o escape prometido da grande tribulação para igreja de Filadelfia Ap 3:10. a 2ª parte visível segundo o versículo 30 para estabelecer seu reino milenial.

    Esse capítulo 24 de Mateus realmente é difícil compreensão pois Jesus responde as 3 perguntas dos discípulos, e responde com coisas futuras àquela época até 70d.c e outras coisas sobre o fim dos tempos.

    ResponderExcluir
  2. Irmão Diego, graça e paz.

    Ainda não tenho uma posição escatolótica definida, mas é interessante a comparação de Jesus do seu retorno com os dias de Ló e Noé. Estes dois homens escaparam da destruição, mas não escaparam da tribulação. Por isso vejo essa passagem como corroborando a ideia de que a Igreja ficará na terra durante a tribulação, seja com pré-milenismo ou amilenismo.

    ResponderExcluir
  3. A Bíblia interpreta a si mesma. O próprio Senhor Jesus nos orientou ao paralelo com o texto de Noé. Ambos falam de destruição, e ambos apontam que os ímpios foram levados a destruição. Não há em nenhum outro lugar na Bíblia, NEM no texto abordado que o Senhor Jesus voltará duas vezes, ou essa vinda será dividida em duas etapas. Ou volta ou não volta, não existe volta pela metade.

    ResponderExcluir
  4. Se formos honestos, podemos comprovar, pela Bíblia que haverá uma Tribulação, que sobrevirá aos que não forem arrebatados, e que isso é comprovado por várias Escrituras que o justo não passará por essa perseguição!

    Teríamos que forçar textos a dizerem o que eles não dizem, pra crer que o cristão pasará pela GT.

    Teríamos que descuidar das 6 vezes que Apocalípse 20 fala do governo de Cristo na terra, para crermos em Amilenismo.

    Teríamos que abortar centenas de passagens no AT que fazem referencias a esse Governo!

    Concordo com os princípios e método de interpretação, mas precisamos nos ater que, nem todos os textos bíblicos precisam de todo esse trabalho, como, por exemplo: quem rouba, não roube mais!

    Creio que dificultamos demais o entendimento das pessoas. daqui a pouco voltaremos para a visão da Igreja na Idade Média que proibia as pessoas de lerem a Bíblia, porque estavam incapacitadas de entenderem!

    Há textos difíceis de se entender e, a esses, eu creio, precisamos ter cuidados, como Romanos 11, mas não são a maioria deles!

    Creio que há um arrebatamento pré-tribulacionista, baseado nas palavras de Paulo, que interpreta as palavras de Jesus!

    Creio em um Reino milenar, de Cristo na terra, logo após a tribulação, comnforme Ap 20 e Isaias...

    Creio que As 70 semanas de Daniel são exclusivamente para judeus, como disse o anjo ao profeta e, a septuagésima ainda não se cumpriu, haja vista os judeus terem rejeitado o Reino e ele foi adiado!

    Creio que Jesus voltará visivelmente, a pós a GT para julgar os judeus (Mt 24) e os Gentios (Mt 25).

    Por favor, precisamos ser honestos com as pessoas!

    Não sou um PHD em Teologia e nem acho que precisa, para entender as Esacrituras no seu sentido mais básico, o literal, sem, no entanto, desprezar os textos figurativos em suas mais variadas formas!

    ResponderExcluir
  5. Amigo, creio que todos estão sendo honestos, apenas possuem interpretações diferentes... esse assunto não é simples para achar que quem interpreta de outra maneira é desonesto.

    ResponderExcluir
  6. Exatamente, cada qual com sua interpretação,porém o amilenismo é mais plausível diante das escrituras

    ResponderExcluir
  7. Vejo aqui 2 formas dos amigos se pronunciarem: um mostrou no texto uma interpretação de 1 verso apenas, sem defender posição teológica alguma: Rev. Augusustus. Os outros todos só disseram suas posições teológicas sobre o arrebatamento e etc apenas citando a Biblia coomo base pra tal posição. Ora, me perdõe, citar o texto é fácil, mas expôr como vc chegou á tal posição baseado nesse texto é o que queremos ver. o Rev. Augustus não defendeu posição escatológica: ele se ateve a tentar entender o que o verso 40 significa, somente isso, o que é uma regra de interpretação. Então, pra mim fica claro: alguém poderia usar uma regra de interpretação e interpretar aqui, pra todos vermos seu raciocínio, dando-nos o significado do verso 40 ou tbm o 41? Aguardo. Até lá, fui convencido pelo significado do verso 40 e 41 colocado pelo Rev. Augustus, tbm estou convencido de que o método que ele usou pra chegar a esse significado é o melhor pois, é honesto, claro, respeita o texto e o contexto, é livre de pressuposição é limitado ao texto, usando outros textos bíblicos para darem mais luz a esses 2 versos(40 e 41). Aguardo sua interpretação, não sua posição teológica. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele fez isso, mas isso é o que ele defende e acredita, não há nada de errado, o ruim é reprova outrem que expõem essa temática de forma diferente da dele. Esse texto cabe interpretações porque há escolas teológicas de diferentes visões. Isso, não pode portanto, se tornar arena de discussão tola, primeiro que não é um item essencial da nossa fé comum, isso não vai impactar na minha salvação ou perdição. Eu discordo da interpretação dele mas o respeito. Essa é a questão. Vamos tirar as viseiras e analisar todos os cenários e tirar as próprias conclusões .

      Excluir
  8. minha compreensão é a mesmo do pr Augustus Nicodemos, pois apresentou seu pensamento o embasando e mostrando biblicamente

    ResponderExcluir
  9. É um tema complexo, entretanto, minha interpretação pessoal sobre o assunto é que, o contexto de Mateus 24 está intimamente relacionado ao 25 quando fala das 10 virgens, eram dez virgens mas apenas cinco entraram para as bodas, ou seja os desfrute da manifestação do reino milenar, as outras ficaram para comprar azeite. Portanto, creio que para respaldar minha interpretação preciso de Ap. 12, quando fala da mulher que dá a luz a um filho varão, esse é tomado para Deus enquanto a mulher continua na terra sob a perseguição do dragão. Ap 2-3 o Espirito fala de vencedores, e a recompensa dos vencedores conforme Paulo aborda é a coroa como ele mesmo diz a Timóteo quando estava para dormir no Senhor. Quando Paulo escreve sua carta aos Romanos, ele menciona dois tipos de filhos, os filhos téknos e os filhos huios, um é imaturo neófito e o outro é maduro, um testifica em seu espirito que é filho de Deus, o outro é guiado pelo Espirito de Deus. Na passagem em que Jesus diz que virá como ladrão, ele deseja enfatizar alguns aspectos do ladrão, o ladrão age de forma inesperada e rouba apenas o que é precioso. Portanto, o que é tomado no contexto de Mateus 24 são aqueles que durante sua vida vigiaram e foram prudentes, portanto, são os filhos huios, são o que o Senhor tem de mais precioso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...