terça-feira, 30 de março de 2010

O Israel de Deus em Romanos 11 - Parte 1

Importante: O texto a seguir é de autoria de O. Palmer Robertson, doutor em teologia pelo Union Theological Seminary, em Virgínia, EUA. Também é professor de Teologia e de Antigo Testamento.

O Israel de Deus em Romanos 11. [01]

O estabelecimento do Estado de Israel no século 20 alimentou uma nova onda de especulação sobre o plano de Deus para os judeus. Sempre houve aqueles que corajosamente declararam que o Israel étnico exercia um papel especial no fim da era da igreja. Mas, com a formação do Estado de Israel, essa expectativa ganhou uma nova intensidade. Nessa circunstância, poucos se atrevem a negar a probabilidade de uma providência especial para o Israel étnico nos dias do fim dos tempos. A visão de que Deus ainda reserva planos especiais para o Israel étnico supostamente é sustentada mais por Romanos 11 do que por qualquer outra passagem nas Escrituras.

Este capítulo avaliará a evidência que poderia ser interpretada como um argumento a favor dessa visão. Duas questões serão examinadas:


1) evidências de que Romanos 11 trata da presente intenção de Deus para o Israel étnico, e
2) possíveis referências em Romanos 11 à intenção de Deus de tratar o Israel étnico de maneira distinta no futuro.

A. Evidências de que Romanos 11 trata da presente intenção de Deus para o Israel étnico.

Paulo, em muitas passagens de Romanos 11, trata do propósito de Deus para os judeus na era presente. De fato, esse tema é importante em todo o livro de Romanos. Paulo, quando começa essa grande epístola, enfatiza a importância atual dos judeus. O evangelho de Cristo é atualmente o poder de Deus para a salvação “primeiro do judeu, depois do grego” (Rm 1:16). Os capítulos 9 e 10 também enfatizam a importância atual de Israel (v. 9:1-5; 10:1,11-13). Seria surpreendente, de fato, se Romanos 11, que se ajusta tão completamente à unidade de Romanos 9-11, omitisse totalmente qualquer referência à situação presente de Israel.

A maioria dos comentaristas conhece muito bem as referências em Romanos 11 à atual atividade salvadora de Deus entre os judeus. Todavia, a prevalência dessas referências, além de sua importância para a força do capítulo como um todo, em geral, é ignorada. Vários versículos cruciais deveriam ser observados, especialmente por sua ênfase na importância de Israel no plano de Deus:

“Pergunto, então: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamin.” (Rm 11:1)
Paulo, em resposta à questão: “Deus rejeitou o seu povo?”, identifica-se como uma prova viva de que os propósitos de Deus para Israel estão sendo realizados na era presente. Ele próprio é um troféu da graça de Deus.

Paulo não responde a sua própria pergunta, declarando especificamente que Deus não rejeitou seu povo de Israel com respeito a um futuro especial reservado para ele. O apóstolo aponta especificamente para a evidência concreta da atividade presente de Deus em meio aos judeus. Ele próprio é um israelita, indicando, assim, que a graça de Deus está atualmente operando entre os judeus.

“Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.” (Rm 11:5)
Paulo enfatiza a condição presente de Israel com a frase “hoje também” (em to nyn kairo). Na situação atual existe um remanescente de Israel.

Esses dois versículos conduzem o primeiro parágrafo de Romanos 11 (v. 1-10) à pergunta de relação de Deus com Israel no momento presente. A discussão de Paulo a respeito do remanescente que foi preservado durante a história redentora pretende aliviar a preocupação dos leitores com a presente condição de Israel. Sem dúvida, nem todos os judeus atualmente acreditam no evangelho. Mas nunca foi intenção de Deus salvar o Israel étnico por completo.

“Estou falando a vocês, gentios. Visto que sou apóstolo para os gentios, exalto o meu ministério, na esperança de que de alguma forma possa provocar ciúme me meu próprio povo e salvar alguns deles.” (Rm 11:13,14)
As expressões “provocar ciúme” e “salvar alguns” em Israel, devem ser entendidas no contexto do relacionamento presente de Deus com a nação. Paulo está descrevendo as consequências desejadas de seu ministério aos gentios. Ele, com seu ministério atual, espera ver os judeus tomados de ciúme quando virem os crentes gentios compartilhar a bênção do Reino messiânico.
Essa referência ao salvamento presente de alguns em Israel por causa do ciúme provocado (v. 13,14) está diretamente relacionada à idéia da “aceitação” dos judeus nos versículos seguintes (v. 15,16). A expressão “pois se” (ei gar), do versículo 15, associa a “aceitação” dos judeus ao presente ministério do apóstolo Paulo na era do evangelho. O apóstolo, por meio do seu presente ministério entre os gentios, espera provocar o ciúme dos judeus e, assim, salvar alguns deles. Seu “salvamento” descrito no versículo 14 corresponde a sua “aceitação” no versículo 15. Seja qual for o caso, Paulo descreve o que espera que aconteça por meio de seu ministério.

Portanto, uma grande preocupação da seção intermediária deste capítulo são os presentes resultados do ministério de Paulo. A possibilidade de haver uma referência a um futuro papel distinto para Israel será considerada na segunda seção deste capítulo. Mas vale notar, agora, que a atividade presente de salvamento entre os judeus é um característica central desta seção.

O terceiro parágrafo importante de Romanos 11 (v. 17-24) também apresenta a expectativa da boa recepção de Israel em relação à pregação do evangelho. Os parentes de Paulo serão “enxertados”, assim como os gentios. “Se não permanecerem na incredulidade” (ARC), eles participarão das promessas. Essa participação, ao ser “enxertados”, não pode ser adiada para um tempo futuro enquanto os crentes gentios experimentam imediatamente a bênção da aliança. Assim como ocorre com cada crente gentio presente, cada crente judeu presente será enxertado. Como as seções anteriores de Romanos 11, esse parágrafo enfatiza a importância presente dos judeus no cumprimento dos propósitos de salvação de Deus.

“Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles, assim também agora eles se tornaram desobedientes, a fim de que também recebam agora misericórdia, graças à misericórdia de Deus para com vocês.” (Rm 11:30,31)
As três ocorrências de “agora” (nyn) nesses versículos finais indicam que a preocupação central de Paulo continua sendo a reação presente de Israel. Os gentios agora obtiveram a misericórdia e os judeus agora estão sendo desobedientes, bem agora que também podem obter a misericórdia. [02] A declaração concludente do versículo 32 reforça a ênfase na importância presente do evangelho cristão para os judeus e gentios: Deus “colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos”.

O argumento de Romanos 9-11 basicamente não difere do argumento de Romanos 1-3. O evangelho é o poder de Deus para a salvação primeiro para os judeus e também depois para os gentios.

A questão levantada primeiramente pode ser reiterada. As referências em Romanos 11 à intenção atual de Deus para com Israel são prevalecentes e extremamente importantes para a força do capítulo como um todo. Essas referências não excluem necessariamente outras semelhantes a um propósito futuro de Deus para Israel. Contudo, elas advertem o exegeta a não presumir precipitadamente que todo o capítulo de Romanos 11 trata do futuro distinto de Israel. Além disso, como as referências ao papel atual de Israel são encontradas em todas as seções do capítulo, o exegeta deve levar em conta a importância desse papel, independentemente da seção do capítulo a ser considerada.


continua...

[01] Este capítulo é uma análise de um artigo intitulado "Is there a distinctive future for ethnic Israel in Romans 11?" em Perspectives on evangelical theology, Kenneth S. Kantzer and Stanley N. Gundry, orgs. Grand Rapids: Baker, 1979, p. 209-27.
[02] O problema textual do terceiro nyn é mais difícil. Entretanto, a combinação e a incerteza da leitura na p. 46 reforçam essa legitimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...