sábado, 21 de novembro de 2009

PROBLEMAS DO PRÉ-MILENISMO: Parte 1 - 1ªCoríntios 15:22-28

Importante: O texto a seguir é de autoria de Sam Storms, Doutor em Teologia Histórica pelo Seminário Teológico de Dallas.

Por que o amilenista rejeita a interpretação pré-milenista das Escrituras? No meu caso, um estudo aprofundado do que o NT disse que iria acontecer em conjunção com a segunda vinda/advento de Cristo levou-me a concluir que um reino milenar pós-Parousia sobre a terra ainda sob a influência do pecado, corrupção e morte era impossível. Agora, vou examinar brevemente esses textos.

1ª Coríntios 15:22-28.
22 - Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
23 - Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua
vinda.
24 - Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a De
us, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
25 - Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.

26 - Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.

27 - Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.

28 - E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se
sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
A interpretação pré-milenista é como se segue: No v. 23 Paulo diz que a ressurreição dos crentes segue a ressurreição de Cristo. Mas dois mil anos já tem decorrido entre estes dois eventos. Assim, não deveríamos ficar surpresos se há uma lacuna histórica semelhante entre a ressurreição dos crentes na segunda vinda (v. 23b) e “o fim” (v. 24). Esta lacuna, diz o pré-milenismo, são os mil anos do reino milenar que acompanha a volta de Cristo e que precede a eternidade.
No final do milênio, ou seja, quando “o fim” chegar, Jesus irá entregar o reino ao Pai (v. 24a), depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. O último destes assim chamados “inimigos” é a morte. Portanto, de acordo com o pré-milenismo, a morte não será destruída ou abolida até o fim do milênio, isto é, “o fim”.

O ponto de disputa é o significado de “o fim” (v.
24). O “fim” é quando a morte, “o último inimigo” (v. 26), é aniquilada. O pré-milenismo insiste que “o fim” é a conclusão ou o término do reino milenar, mil anos depois de Cristo ter retornado a terra. Porém, o amilenismo ensina que “o fim” é a conclusão ou o término da presente era, época em que vivemos agora.
Se eu pudesse demonstrar conclusivamente o que “o fim” é ou quando “o fim” chegará, o debate milenar chegaria a um fim decisivo! Isso não é difícil de fazer. Tanto pré como amilenistas concordam que o reino de Cristo (v. 25) é consumado com a destruição da morte. Eles também concordam que a destruição da morte sign
ifica “o fim”. Portanto, tudo o que é necessário determinar é o momento em que a “morte” chega ao seu fim. Então, Paulo está querendo nos dizer quando a “morte”, o inimigo final, será aniquilada? A resposta é: Sim!
Diversos fatores nos permitem identificar a “morte da morte”.


De acordo com 1ªCor 15:50-58 (especialmente vs. 54-56), a morte é aniquilada ou “tragada na vitória” (v. 54) na segunda vinda de Cristo. Assim, o reinado de Cristo descrito no v. 25, durante o qual ele progressivamente suprime todos os regimes, autoridades e poderes, está ocorrendo atualmente. Paulo está descrevendo o que Cristo está fazendo agora, como Ele está entronizado à direita do Pai. Quando Ele retornar no final da presente era, Ele irá destruir a morte, o último inimigo restante. Isso, diz Paulo, é “o fim”.
Outro texto paulino que afirma que Cristo está reinando atualmente (tendo em mente qual é a qualidade deste reino) é Ef 1:20-23 (nota especial. Paulo usa a mesma terminologia encontrada em 1ªCor 15:24 – “domínio, autoridade, poder”).

Mas o pré-milenismo não acredita que Cristo vai aniquilar a morte em sua segunda vinda. Ele insiste que a morte continuará no milênio (cf. Ap 20:7-10). Mas como isso pode ser verdade quando Paulo coloca a destruição da morte na segunda vinda de Cristo? A destruição da morte no segundo advento/vinda de Cristo não vai deixar espaço para uma era milenar em que a morte persiste em seu poder.

O ponto é este:
o segundo advento/vinda de Cristo marca o fim da morte e da corrupção, o fim do pecado e da rebelião, e a inauguração do consumado e perfeito estado eterno.

continua...


Traduzido por MAC.


3 comentários:

  1. Srs,
    Salvo erro, a morte parece ser aniquilada quando houver a ressurreição de todos, justos e injustos, a qual ocorrerá em um só momento, conforme disse o Senhor Jesus: "Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação". João 5:28-29

    Quando TODOS voltarem à vida, milagrosamente, pelo poder de Deus, a morte estará aniquilada para sempre.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Suponho que este texto seja reinterpretado para combinar com a teologia amilenista:

    "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição." Apocalipse 20:4-5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia é inerrante e possui uma harmonia entre os textos de todos os livros, de sorte que não pode haver contradição n'Ela. Se existir uma suposta contradição, trata-se de falta de entendimento do homem e não de Deus.
      A Bíblia diz que aqueles que crêem em Cristo já estão assentados nos lugares celestiais, em Cristo (Ef 1:3), de tal sorte que assim como Ele se assentou no trono com Seu Pai, os crentes também se assentaram em tronos, pois são chamados de Reis e Sacerdotes (Ap 1:6).
      A Bíblia diz que o juízo já teve início com a vitória de Cristo (1 Pe 4:17), de tal sorte que os crentes já participam desse juízo, como representantes do Mestre, ao ponto de, no juízo final, serem referências para o juízo das nações, quando Jesus dirá: "quando não fizeste a um desses meus pequeninos, a mim não fizeste".
      Quanto à primeira ressurreição, a Bíblia nos mostra que os que creram em Cristo já ressuscitaram com Ele no momento em que se converteram, de tal sorte que a morte já não tem poder sobre os tais, pois já passaram da morte para a vida (Jo 5:21-24 e Cl 3:1).
      Deus te abençoe!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...